É mais do que comum estar conversando em outro idioma e de repente aquela palavrinha ou frase sumir da memória. Veja neste post cinco dicas para superar isso.
Imagine a seguinte situação: você está em um intercâmbio na Austrália, considera-se fluente em inglês e outro colega que veio da Irlanda pergunta para você: Como se chama (tal coisa) em português?
Você, muito sem jeito, fica com a famosa "poker face" e não sabe o que dizer... isso é comum para você? Acalme-se , caro leitor, você não é o único que passa ou passou por isso. Dar branco em uma interação é uma das situações mais comuns no aprendizado de línguas e este post foi criado justamente para ajudar você a contornar essa situação.Confira abaixo cinco dicas do que fazer:
1) Aprenda sinônimos
Ao aprender um novo idioma, é comum anotar uma palavra ou outra que tenha um significado diferente. Mas ao invés de aprender que chatterbox em inglês é falastrão, tagarela, você pode também incluir os seguintes vocábulos: blabbermouth, gabber, jabberer,tattletale ou bigmouth.
2) Na dúvida, chute!
Idiomas como o inglês tem 30% de sua composição vindas do francês. Ou seja, se você está na França e esquecer-se de como falar determinada palavra, arrisque falar em inglês com um sotaque afrancesado. A chance de você ser entendido pelo seu interlocutor é de 50%. O mesmo pode acontecer em outras línguas.
3) Criatividade é ouro
Essa dica vai para quem estuda alemão: caso você não saiba o significado de uma palavra, tente unir duas que tenham um significado semelhante. Exemplo: Para dizer que está usando luva (Handschuh), você está literalmente dizendo que está usando "sapato de mão).Então, não tenha medo e libere a criatividade na hora de interagir com alguém nesse idioma.
4) Linguagem corporal
Você se lembra do filme "Tarzan", onde o homem das selvas interage com Jane usando gestos e mímica?Pois é caro leitor, esta técnica primitiva também pode ser usada para interagir no cotidiano, principalmente quando se está aprendendo um novo idioma.
5) Use sua língua nativa
Na hora da conversa, quando faltar vocabulário, é válido usar seu idioma nativo para interagir, pois um grande número de associações podem ser feitas entre as línguas.Mas não se esqueça de que a conversa é em outro idioma, então não perca o foco!
Gostou disso?Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com outras pessoas!
Um abraço multilíngua!
Comentários
Postar um comentário